10 formas de rentabilizar o seu Airbnb

Aluguel de férias

Elina

February 13, 2024

O Airbnb é um serviço que causa bastante controvérsia hoje em dia.  Contudo, não deixa de ser um negócio muito prático para quem o utiliza e que pode ser muitíssimo rentável para quem o gere. Se está a pensar em abrir ou aumentar as suas receitas com o seu Airbnb, deixamos-lhe aqui 10 dicas para ter ainda mais lucro.

1. Adira às novas tecnologias

Utilize um software que reúna agenda, reservas e tarifas de diferentes agências num só painel.

2. Faça uma boa publicidade

- SEO: Otimizar o seu negócio com as palavras-chave adequadas pode aumentar a sua classificação no Google e dar visibilidade ao seu espaço.

- 1 imagem vale 1000 reservas: Faça um bom perfil que tenha fotografias com pessoas a utilizar o espaço.

- Redes sociais: Alcance as pessoas que não pesquisam no Airbnb através de websites, fóruns, blogs, etc.

- Peça aos hóspedes que classifiquem a experiência: Quanto mais avaliações positivas tiver, mais hóspedes atrairá. Mas, atenção: mantenha os seus hóspedes satisfeitos, porque avaliações negativas fazem o efeito contrário.

3. Adeque as comodidades ao seu público

Deve perceber quem são os seus hóspedes para melhor satisfazer as suas necessidades. Preste bem atenção ao tipo de clientes que lhe batem à porta.

- Sirva quem viaja a trabalho: Desde a pandemia que as viagens a trabalho mudaram muito. As reuniões presenciais deram lugar às conferências online, mas estamos na era dos nómadas digitais que procuram locais para trabalhar e relaxar. Instale Internet de alta velocidade para atrair este mercado.

- Acolha crianças e animais de estimação: Pense nas famílias e nos animais de estimação, e proporcione-lhes as melhores condições para que escolham a sua propriedade.

4. Ofereça bens e serviços adicionais

Para se diferenciar dos demais, porque não oferecer serviços adicionais como refeições, bebidas ou aluguer de bicicletas?

5. Adote uma boa estratégia de preços

Opte sempre pela transparência e evite cobrar por tudo e por nada. Utilize preços dinâmicos. Garanta preços competitivos adaptados ao mercado utilizando software especializado para fazer promoções de última hora e adequar o número mínimo de noites por estadia à época e a outras condicionantes.

6. Receba mais hóspedes

Rentabilize ao máximo as suas instalações. Veja quais são as possibilidades de receber mais hóspedes. Quanto mais, melhor.

7. Ofereça experiências Airbnb

Alugar espaços não é a única forma de fazer dinheiro no Airbnb. Agora, também pode oferecer experiências, promova a experiência loca. Hoje em dia, mais do que alojamento, os clientes procuram a experiência do destino. E porque não oferecer-lhes a experiência completa? Pode oferecer tudo, desde transportes, até visitas guiadas, espetáculos, etc.

8. Pense a longo prazo

Não fique parado no tempo. Esteja sempre atento às necessidades do mercado e dos seus clientes.

- Faça melhorias: Pinte, redecore, substitua ou complemente aparelhos, opte por soluções sustentáveis, etc.

- Estude: Antes de investir num espaço, estude bem a zona, o mercado e o que pretende do seu negócio. Pense se deseja atrair uma clientela urbana mais dinâmica ou, pelo contrário, investir em alojamentos rurais com características mais “zen”.

9. Faça parcerias

Junte-se a outros proprietários de alojamentos Airbnb e ajude-os nos seus negócios. Deixe que eles o ajudem nos seus. É sempre bom ter ajuda.

10. Mantenha as portas sempre abertas

Desengane-se se pensa que não há negócio nas épocas baixas. Lembre-se dos nómadas digitais que andam sempre por aí à procura de um lugar seguro para trabalhar e descomprimir.


É verdade que ter um negócio nem sempre é fácil e proliferam as histórias de arrepiar. Mas também é verdade que nada é impossível e também abundam as histórias de êxito.

Aumentar o rendimento do seu espaço é possível e desejável, só exige que se empenhe com tudo o que tiver no seu Airbnb.